Professores da UFMS são qualificados para o avanço da internacionalização

Postado por: Jessica da Silva Militao

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realizou, de 11 a 15 de dezembro de 2023, mais uma edição do curso English as a Medium of Instruction (EMI), contando com a presença de 22 professores, de diversos campi. O ministrante foi o professor Fabrício Tetsuya Parreira Ono, do câmpus de Três Lagoas – CPTL. Paralelamente, foi realizado, também, o curso equivalente  Espanhol como meio de instrução, na categoria básica, ministrado pela professora Suzana Vinicia Mancilla Barreda, do câmpus do Pantanal CPAN, com a participação de 14 professores, de diversos campi  da UFMS.

As aulas foram todas realizadas no espaço Inovatio, da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), com organização da Secretaria de Relações Internacionais (Serin). No período da manhã, ocorreram as aulas em Inglês, para alunos do estágio avançado. E, no período da tarde,  as aulas de Espanhol, no estágio básico.

Segundo a professora Lucilene Machado Garcia Arf, Secretária de Relações Internacionais da UFMS “O objetivo do EMI é capacitar os professores da UFMS para que possam ministrar suas disciplinas em língua estrangeira. Tanto para facilidade de alunos estrangeiros que estudam (ou venham a estudar) na UFMS, como também para ofertar disciplinas para os nossos pares internacionais, que são as instituições com os quais temos acordos e convênios. Todo processo de intercâmbio está balizado pelo ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e isso envolve todos os seguimentos das universidades. Isso não quer dizer que o EMI oferta  ensino da língua, e sim, propõe métodos de ensino em línguas estrangeiras.”

A primeira edição do EMI ocorreu em 2019. O curso é gratuito, e os professores do interior recebem diárias para viabilizar a participação. Todos os participantes recebem certificado de 20 horas/aula e se comprometem a ofertar disciplinas em língua estrangeira.

Durante a realização do curso, os participantes receberam as visitas do professor Saulo Gomes Moreira, Diretor da Aginova; da professora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, Vice-Reitora da UFMS; e do professor Marcelo Augusto Santos Turine, que fez o encerramento oficial.

De acordo com o Professor Fabrício Tetsuya Parreira Ono, a ideia é formar um grupo forte, coeso, que possibilite trabalhos colaborativos, mais trocas de experiências e potencialize o processo de internacionalização da UFMS.

Para a Professora Suzana Vinicia Mancilla Barreda, o Curso de Espanhol como Meio de Instrução prepara docentes para compartilhar conhecimentos, ideias e informações na área de atuação dos participantes. A finalidade é torná-los ministrantes hábeis no contexto universitário dos países hispanofalantes, promovendo, assim, uma relação acadêmica forte e integrada.

Para mais Informações sobre o EMI, visite: https://aginova.ufms.br/sobre-aginova/unidades/relacoes-internacionais/curso-english-as-a-medium-of-instruction-emi-para-professores-da-ufms/

Texto: Mário Márcio da Rocha Cabreira