Professores estrangeiros participam de roda de conversa

Postado por: Vanessa Correa Gama

Na próxima sexta-feira, 4, será realizada a primeira edição da Roda de conversa com professores estrangeiros da UFMS: conhecendo novas culturas. A ação é promovida pela Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e Inovação (Serin/Aginova).

De acordo com a secretária da Serin, Lucilene Machado, “o projeto vem ao encontro da necessidade de ampliar os espaços de integração e debate sobre aspectos que envolvem a temática da internacionalização institucional, bem como, ampliar a interação de docentes, discentes, visitantes de modo geral”.

Nesta primeira edição, participam os professores visitantes: da Índia Karuppusamy Arunachalam, que atua no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste; do Equador Julio Guerra Segura, que atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal; e de Moçambique Teodósio de Jesus Cosme, que é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. “Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na forma em que nos socializamos e, isso também impacta em como avaliamos o outro e como somos percebidos em sociedade”, complementa Lucilene. Atualmente, há sete professores visitantes estrangeiros atuando na UFMS.

Segundo Lucilene, o tema desta primeira roda de conversa está relacionado diretamente aos aspectos culturais de cada país, tais como arte, gastronomia, hábitos, entre outros tópicos. “A universidade, como sugere o nome, é um espaço para se discutir as temáticas universais, é um lugar onde de fato acontece integração, então enquanto instituição receptora é muito importante dar voz ao outro, oferecer essa oportunidade para que ele fale de si, de seu povo, sua cultura”, destaca.

“Vivemos em um mundo diverso e multicultural. Cada país, região, estado e cidade é marcada por características próprias – desde o idioma até a gastronomia, passando pelas músicas, danças, tradições, hábitos, leis, crenças, literatura, arte, roupas… A construção histórica e política de cada povo também resulta no que constitui a cultura de cada lugar, e conhecer essa diversidade cultural é muito importante para que possamos nos tornar pessoas mais abertas, empáticas, instruídas, informadas, menos preconceituosas e com um repertório cultural diverso e amplo”, finaliza a secretária da Serin.

O evento começa às 15 horas, no Auditório Marçal de Sousa Tupã-Y, na Cidade Universitária, e será aberto a toda comunidade acadêmica.

Texto: Vanessa Amin

Fonte: Site UFMS