Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG)

Postado por: Nathalia Jeronimo

Termina na próxima segunda-feira, 18 de janeiro, o prazo de inscrições para o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG). A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nesta edição serão concedidas até 50 bolsas de doutorado e os selecionados receberão   R$2,2 mil durante 48 meses, assistência médica oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o pagamento da passagem de retorno ao seu país de origem, desde que conclua, com êxito, seus estudos no Brasil.

Para se candidatar às bolsas do PEC/PG, alguns requisitos precisam ser cumpridos. O concorrente não pode ser cidadão brasileiro nem binacional e não deve residir no Brasil. Além disso, deverá apresentar Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), ter currículo Lattes atualizado, um plano de trabalho em língua portuguesa, duas cartas de recomendação e cadastro na plataforma ORCID.