Seminário aborda políticas para inclusão e internacionalização da Educação

Postado por: Vanessa Correa Gama

Na próxima segunda-feira, 27, a Universidade sedia o Seminário Internacional da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) da região Centro-Oeste. O encontro será realizado no formato remoto, com a abordagem do tema das Políticas para a Promoção de uma Internacionalização Inclusiva e Equitativa. A participação é aberta a toda a comunidade universitária, aos interessados na Educação a Distância e representantes das instituições de ensino. Haverá transmissão ao vivo pelo canal.

A internacionalização do Ensino Superior é um tema que tem conquistado relevância nos tempos atuais e tem sido abordado como uma forma de compromisso com a inclusão e a equidade. De acordo com o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, o encontro é crucial para a UFMS e seus associados, proporcionando uma oportunidade de entendimento dos próximos passos para a internacionalização. “Vai ser muito importante, não só para a UFMS, mas também para todos os associados, que poderão discutir em conjunto as estratégias para a internacionalização para o próximo ano. É sempre importante essa discussão em conjunto, porque muitas ações são realizadas por meio de redes, por meio de associações entre as universidades, tanto do Brasil quanto do exterior”, afirma.

Atualmente, a UFMS assume a direção da Faubai Centro-Oeste, conferindo à Instituição um papel fundamental na promoção do evento. A oportunidade destaca a Universidade como promotora do diálogo sobre internacionalização e a equidade no acesso a oportunidades de mobilidade estudantil. “O que esperamos enquanto Secretaria de Relações Internacionais  é  promovermos a colaboração internacional e estarmos cada vez mais qualificados para exercermos o nosso papel, que é o de orientar a comunidade acadêmica, de criar ações, promover oportunidades e caminharmos para um futuro com mais oportunidades e mais igualdade”, pontua a secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação, Lucilene Machado Garcia Arf.

Ainda de acordo com Lucilene, é crucial entender a internacionalização não apenas como uma busca por parcerias estrangeiras, mas como um meio de formar cidadãos universais. “A Internacionalização tem focado na inclusão, na formação de um cidadão universal, para que estudantes com menos acesso a bens materiais também tenham a oportunidade de participar do processo de mobilidade estudantil, para que políticas de educação equitativa sejam criadas. A internacionalização é o quarto pilar de sustentação das universidades e precisa ser vista como algo ao alcance de todos”, pontua.

Dentre os destaques do evento, estão a participação de palestrantes internacionais, da Espanha e do México, como Angeles Sanchez Elvira, da Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned), e Gerardo Ojeda, da União de Universidades da América Latina e Caribe (Udual). Além disso, o seminário terá a presença da pró-reitora de internacionalização da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Artemisa Candé Monteiro, que abordará a internacionalização universitária Sul-Sul e as experiências da Universidade. Confira a programação:

• 8h – 9h: Abertura
  • 9h – 10h: Conferência “Contribución de la EaD a una internacionalización inclusiva, equitativa y de calidad de la educación a lo largo de la vida”, com a Dra. Angeles Sanchez Elvira (Uned, Espanha)
  • 10h – 11h: Conferência “A internacionalização universitária Sul Sul e a cooperação educacional: o caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- Unilab”, com a pró-reitora Artemisa Odila Candé Monteiro (Unilab)
  • 11h – 13h30: Pausa para Almoço
  • 13h30 – 14h30: Conferência “Por una Radiotelevisión Universitaria Iberoamericana DEISD (en la Diversidad, Equidad e Inclusión Social y Digital) desde la convergencia mediática IP”, com Dr. Gerardo Ojeda (Udual, México)
  • 14h30 – 16h: Mesa de Discussão “Boas práticas para a internacionalização”

Texto: Elton Ricci

Fonte: Página UFMS