Workshop sobre redação de patentes recebe inscrições

Postado por: Vanessa Correa Gama

Nos dias quatro e cinco de novembro a UFMS sediará o workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”. As atividades serão no auditório da Secretaria Especial de Educação a Distância na Cidade Universitária e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Ao todo são 120 vagas e a participação é aberta a toda a comunidade. O objetivo é capacitar os participantes para os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

O ministrante será Henry Suzuki, que é especialista em bases de dados, técnicas patentárias e científicas e agente da propriedade industrial. “A importância de o pesquisador se atentar à redação de patentes e não terceirizar essa atividade para algum outro profissional é que o pesquisador é quem realmente conhece a tecnologia que foi criada, e todo o processo de redação de patentes depende muito de se conhecer aquilo que está em torno da criação. Dificilmente um profissional contratado vai ter o conhecimento e a dedicação necessários para compreender a abrangência e o escopo da invenção”, explicou.

Como principais e mais comuns erros na redação de patentes o ministrante aponta justamente a falta de conhecimento sobre a criação que será patenteada, sobre os principais parceiros e licenciatários para levar a tecnologia ou invenção para o mercado; e, ainda, a falta de conhecimento do que já existe, um levantamento do que já foi criado na área. “Em relação às estratégias de redação de patentes, uma dica é utilizar patentes de grandes corporações, de grandes empresas, como base para o aprendizado na redação de nossas próprias patentes”, pontua Henry Suzuki, que lembra ainda aos interessados no workshop que no site para inscrições os materiais já estão disponíveis para download.

Mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação apoiam o workshop, que será realizado em todos os estados brasileiros ao longo deste ano.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.axonal.com.br/capacitacao

Fonte: Site UFMS

Compartilhe:
Veja também