BR 51 2017 001597 0

SIMULADOR SO – GERÊNCIA DE ARQUIVOS.

O QUE É?

O programa simula como o sistema operacional trata os arquivos e pastas que são salvos no disco. A simulação é separada em 3 módulos, cada módulo simula um tipo de alocação diferente (contígua, encadeada e indexada). Em todos os módulos é possível visualizar a tabela de alocação, a fragmentação interna e externa, a quantidade de blocos alocados no disco e os blocos do disco com os arquivos e pastas alocadas, cada arquivo é alocado com uma cor diferente para facilitar a visualização. No módulo de alocação contígua é possível escolher a estratégia de alocação (First-Fit, Worst-Fit ou Best- Fit). No módulo de alocação encadeada é possível visualizar o encadeamento dos blocos no disco. No módulo de alocação indexada é possível visualizar a tabela do arquivo.

AUTORES

Diego Regis Cortez

Camila Leite da Silva

VANTAGENS

A vantagem de se usar esse simulador é que o usuário pode ver como o sistema operacional aloca os arquivos e pastas em disco de uma forma mais intuitiva, por exemplo, na alocação contígua, o usuário pode selecionar qual estratégia de alocação o SO deve utilizar (First-Fit, Worst-Fit ou Best- Fit), ele consegue ver a tabela de alocação, a fragmentação interna e externa, a quantidade de blocos utilizados no disco e em quais blocos do disco os arquivos foram alocados, além disso para cada arquivo que o usuário aloca ele consegue escolher uma cor para poder identificá-lo com mais facilidade.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

BR 51 2017 001597 0